terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

No Ensino Fundamental, 23 a cada 100 estudantes estão atrasados

Confira os dados oficias da distorção idade-série por estados e municípios

 
No Ensino Fundamental, 23 a cada 100 estudantes estão atrasados
 
João Bittar/MEC
Carolina Vilaverde
Simone Harnik
Da Redação do Todos Pela Educação


No Ensino Fundamental brasileiro, 23 a cada 100 estudantes estão atrasados nos estudos. No Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, o cenário é ainda pior: 34 a cada 100 estudantes sofreram defasagem ao longo da vida escolar. Os dados foram fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ao movimento Todos Pela Educação, e se referem ao ano de 2009.
A distorção idade-série pode ocorrer quando a criança entra atrasada no sistema de ensino ou ainda quando abandona os estudos e retoma. Mas, segundo o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) Ocimar Munhoz Alavarse, o atraso escolar pode ser explicado em boa medida pela reprovação.
"O único percentual aceitável para a distorção idade-série é 0%. O ideal seria que ninguém reprovasse. Todas as crianças deveriam estar oito ou nove anos no Ensino Fundamental", afirma. "As altas taxas de reprovação e de repetência não estão produzindo os efeitos de aprendizagem esperados."
Para a professora Inês de Almeida, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), o processo ensino-aprendizagem é complexo e não pode se resumir apenas à reprovação por notas: "Ao longo do tempo que esse aluno está na escola, o professor tem oportunidade de conhecê-lo em sua dimensão de sujeito humano e, portanto, pode acompanhá-lo, sabendo de suas fragilidades pessoais, familiares, cognitivas e de domínio de conteúdos. O professor precisa estar atento para que dê a essa criança condições de chegar ao resultado final, mas para que o processo não seja determinado apenas por provinhas", diz.
Desigualdades regionais
No Pará, o atraso escolar atinge 38 a cada 100 estudantes do Ensino Fundamental. Nos estados das regiões Norte e Nordeste o atraso escolar tem, em geral, se mostrado maior do que nas demais regiões.
Confira abaixo a taxa de distorção idade-série pelas unidades da federação:

REGIÃO NORTE
UFDistorção Idade-Série (em %) 
1ª a 4ª Série5ª a 8ª SérieFundamentalMédio
1º ao 5º Ano6º ao 9º Ano
AC26,926,426,733
AM2743,833,949,7
AP23,627,825,341,9
PA36,641,538,557,4
RO18,731,524,629,9
RR16,3272123,6
TO1728,12233,2



REGIÃO NORDESTE
UFDistorção Idade-Série (em %) 
1ª a 4ª Série5ª a 8ª SérieFundamentalMédio
1º ao 5º Ano6º ao 9º Ano
AL2643,934,147,2
BA31,442,936,447,9
CE2129,524,834
MA25,135,629,445,5
PB27,738,632,440,1
PE23,9373048,4
PI30,637,433,454,8
RN22,537,829,343,6
SE30,7433647,1



REGIÃO CENTRO-OESTE
UFDistorção Idade-Série (em %) 
1ª a 4ª Série5ª a 8ª SérieFundamentalMédio
1º ao 5º Ano6º ao 9º Ano
DF11,927,418,729,9
GO16,32821,834,6
MS19,331,324,630,7
MT15,427,320,937,3



REGIÃO SUDESTE
UFDistorção Idade-Série (em %) 
1ª a 4ª Série5ª a 8ª SérieFundamentalMédio
1º ao 5º Ano6º ao 9º Ano
ES16,627,121,527,5
MG13,128,520,231
RJ22,335,628,445,9
SP4,812,28,317,3


 
REGIÃO SUL
UFDistorção Idade-Série (em %) 
1ª a 4ª Série5ª a 8ª SérieFundamentalMédio
1º ao 5º Ano6º ao 9º Ano
PR823,215,425,5
RS162922,232
SC10,619,41516,7

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