No último dia 09 de dezembro foi lançada no encontro Diálogos com os Professores 2010, uma parceria do Instituto Claro com o Fronteiras da Educação, a Cartilha "Tecnologias na Escola" - Como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem. Com a coordenação e produção de Carlos Seabra¹ e com apresentação de Léa Fagundes² a cartilha foi distribuída para todos os professores da rede pública do Rio Grande do Sul.
"Ela objetiva ajudar educadores a repensarem o formato tradicional de educação, usando nesse processo as ferramentas digitais. “Para um professor ensinar a ler, ele precisa saber ler. Para ensinar a escrever também. Com a tecnologia não é diferente”, afirma Seabra, que também será conferencista do encontro. Além da discussão teórica, “Tecnologias na Escola” traz exemplos práticos e dicas de aplicativos a serem usados no dia dia. Seabra explica que a ideia é dar uma noção geral de que a tecnologia é uma ferramenta facilitadora do trabalho em sala de aula e, por isso, deve ser apropriada pelos professores. Nesse sentido, ele quer desmistificar alguns tabus, como o de que o uso da tecnologia representa necessariamente mais trabalho para o docente. Ao contrário, se bem utilizada, ela é capaz de otimizar o tempo do profissional. E o consultor é categórico: o docente só conseguirá atrair seus alunos se conseguir entendê-los, mas, para isso acontecer, precisa compreender as novas tecnologias. “As pessoas hoje nascem com o mouse na mão”, diz."³
¹(consultor e coordenador de projetos de tecnologia educacional e redes sociais e autor de diversos artigos, softwares e sites educacionais sobre o tema);
²(Coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia e Informática, preside atualmente a Fundação Pensamento Digital, organização não governamental que atua no processo de inclusão digital de comunidades economicamente desfavorecidasda Universidade Federal do Rio Grande do Sul).;
³ Trecho retirado do site Instituto Claro
Faça o download da cartilha clicando aqui
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